Sobre o março

Este é o terceiro mês do ano, porque se fosse o primeiro, o segundo ou outro qualquer não se chamava de março. Este mês quase que parece que tem o nome de Marco, mas por causa de uma coisa que se chama de cedilha, que é uma perninha no C, lê-se como se fosse marsso. Isto ensina que uma pequenina coisa pode mudar uma grande coisa, ou que as coisas pequenas podem influenciar as grandes. É como um punzinho: ninguém dá por ele, mas quando se vai a ver, toda a gente está a fugir e a dizer que «cheira mal» e «que porco» e «quem foi»?

marcoMarço é um mês muito bom porque é aí que nasce a Primavera, que é uma das estações do ano. O ano é como uma linha de comboio, mas que só tem quatro estações. Ppr outro lado, se a Primavera nasce, o Inverno tem de morrer, ou ir com os anjinhos. Fico com pena, porque o Inverno também é uma coisa que faz falta às pessoas, por exemplo, que são gordas e têm sempre muito calor no Verão. Essas gostam do inverno porque, como têm banhas, podem aguentar. Só não saiem à rua todas nuas porque, depois, podiam entalar-se nas portas do metro e isso doía.

Já na parte dos signos, o Março é como o menu de um restaurante: tem carne e peixe. Assim, além do signo Peixes, tem também o Carneiro. Eu já comi carneiro, mas não gostei muito porque a parte dos chifres é rija e faz doer o maxilar. A minha mãe, depois, disse que só precisava de comer as batatas. Não há nenhum signo de batatas, o que é triste porque eu gosto delas fritas, cozidas, esmagadas e desfeitas. Gosto de batatas a toda a altura, menos de manhã, que só gosto de torradas com queijo e marmelada de azeitão.

Às vezes a Páscoa calha a março, mas noutras não, por isso não vou falar disso aqui. De resto, que me lembre, a única coisa gira de março é que a minha avó costuma dizer um ditado com março: «Março, marçagão, manhãs de Inverno e tardes de Verão». Isto quer dizer que, em março, está frio de manhã e calor à tarde. É como quando vamos para a escola e temos frio e depois do recreio temos calor e até suamos do rabo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *